Vai viajar de moto? Veja dicas para viajar com tranquilidade

Para você que gosta daquele ventinho batendo no rosto, evite problemas na hora de viajar com sua moto. Não passe perrengues por não se preparar corretamente, coloque o pé na tábua e aproveite o gostinho de liberdade com segurança. Aqui, você vai ver dicas de como fazer uma jornada tranquila e prazerosa na estrada. 

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a moto é o veículo que mais mata no Brasil. Em 2016, das 37,8 mil mortes no trânsito, as motos foram responsáveis por 12,1 mil, o que representa 32% do total. Além disso, o número de motos na rua aumenta em ritmo acelerado. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), somente na cidade de São Paulo, a frota é de 1,1 milhão de unidades. Por isso, é necessário saber como viajar com toda a cautela necessária.

Confira essas dicas e bom voyage!

  • Pilote com atenção: Dirija para você e para os outros; prudência é a palavra-chave, ainda mais por se tratar de uma viagem. Não pegue a estrada com estresse. Descanse, se alimente e depois vá para a estrada.
  • Olhe a corrente: Ela é essencial para o funcionamento correto do motor. É bom lubricar sempre antes de pegar a estrada. Isso evita uma série de problemas, como engasgos e trancos.
  • Só leve o necessário: A bagagem de moto tem que ser balanceada, porque, se houver muita coisa para levar, o equilíbrio pode ser afetado. Tudo tem que ficar centralizado, sem prejudicar a pilotagem.
  • Olhe os pneus: Como a velocidade nas estradas é maior, a exigência de um pneu é muito grande na hora de uma frenagem. A revisão não pode passar batida.
  • Check-in geral: Antes de pegar a estrada, faça uma revisão geral, vendo a manutenção por completo, olhando o óleo, pastilhas, sistema hidráulico e as luzes.

Capacete

Esse item é essencial. Sem ele, o condutor não pode nem subir em uma moto.  Portanto, a escolha dessa ferramenta é muito importante. Esse item merece uma atenção extra. Tem que estar preso, oferecer estabilidade e não prejudicar a visibilidade.

Capacete articulado


Esse tipo de equipamento é de primeira qualidade, pois o capacete articulado permite proteção igual ao modelo fechado, com a vantagem de permitir a elevação do conjunto entre a queixeira e a viseira. Para quem gosta de pilotar com conforto e segurança, ele permite maior liberdade ao piloto.   

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar