Trânsito e Carnaval: como prevenir acidentes

É tempo de folia e curtição, mas também é hora de ficar com muita atenção para aprender como prevenir acidentes de trânsito no Carnaval. Afinal, a festa que pára o Brasil é para curtir e se divertir, não para causar acidentes.

É importante ter em mente como prevenir acidentes de trânsito no Carnaval uma vez que é muito comum que o número de incidências aumente nesse período do ano.

Por isso, caso você pretenda curtir a folia neste ano e nos próximos, ensinaremos como se divertir com segurança e evitar problemas ou acidentes. Para saber como fazer isso, siga a leitura do artigo abaixo!

Como prevenir acidentes de trânsito no Carnaval para um motorista?

Se você é motorista, deve ter uma preocupação específica no Carnaval: como ir e chegar dos lugares em segurança.

Isso é especialmente verdade se você estiver com alguns amigos ou conhecidos no seu carro, uma vez que pode colocar a vida deles em risco, além daquelas de outras pessoas.

Portanto, é importante que você planeje com cuidado as rotas que fará e evite ficar sem atenção na rua.

É normal, por exemplo, que as ruas e avenidas da cidade estejam cheios de dispositivos auxiliares de trânsito (aqueles brancos e laranja que servem para modificar alguma situação de maneira temporária).

Publicidade

Por exemplo, caso uma determinada rua esteja fechada para o bloco de Carnaval, haverá a presença de cones e outros elementos para avisar ao motorista.

Por isso, mantenha sempre a atenção na estrada, veja as sinalizações e cultive bons hábitos para evitar acidentes.

Quer saber quais são os melhores hábitos para evitar situações de risco durante o Carnaval? Então siga a leitura para conhecê-los!

4 hábitos que podem evitar um acidente de trânsito no Carnaval

Um dos principais segredos de como prevenir acidentes de trânsito no Carnaval é cultivar bons hábitos de segurança para momentos como esse.

O que faz do Carnaval uma festa única é a maneira como as ruas são tomadas pelo povo se divertindo. No entanto, é fato que existe muito álcool e várias situações de risco para os foliões, especialmente aqueles que estão de carro.

Veja a seguir quais são os melhores hábitos para evitar acidentes no Carnaval!

1. Peça um táxi

Hoje em dia, com aplicativos de carona como o Uber, 99 e outros, existem muitas formas de se locomover pela cidade em segurança. Por isso, sempre que possível, peça um táxi ou carona para ir para a folia.

Um dos principais benefícios disso é não precisar se preocupar com onde estacionar o carro e nem em evitar aquela cervejinha na festa.

É óbvio: não dá para exagerar na cerveja e acabar passando mal. Isso é para ser evitado em todas as situações, com ou sem carro na história. No entanto, também é fato que não precisar se preocupar em dirigir depois é um benefício enorme.

Além disso, é interessante ter em mente que usar um Uber, 99 ou outro tipo de motorista por aplicativo (ou mesmo um táxi) ajuda a mover a economia local. Enquanto você se diverte, ajuda alguém que está batalhando por dinheiro.

2. Evite beber e dirigir

Caso você não queira ir de carona para o bloco ou para a folia, deverá assumir alguns outros hábitos para saber como prevenir acidentes de trânsito no Carnaval. Um deles é o de evitar beber e dirigir.

E não adianta pensar que “ah, só uma cerveja não faz mal”. Faz sim. Na verdade, você não pode beber nada e depois dirigir. Mesmo que pareça que não, os seus reflexos são cientificamente alterados assim que há um pouco de álcool no seu sangue.

Não é à toa, por exemplo, que qualquer quantidade de álcool no organismo pelo bafômetro (retirada a margem de erro do dispositivo) já dá multa.

3. Vá para o bloquinho à pé

Se você faz questão de beber, mas não quer pegar um aplicativo de carona, então uma ótima ideia é ir à pé para o bloquinho ou festa mais próxima.

No entanto, tenha muito cuidado ao atravessar a rua e interagir com outros elementos de trânsito, pois ainda assim é possível causar acidentes. Nunca beba a ponto de ter dificuldades para se locomover à pé.

4. Tenha um sóbrio designado do dia

Caso você esteja na festa em grupo, uma boa ideia para manter todos seguros é ter um sóbrio designado do dia. Essa pessoa não beberá nada e cuidará para que os outros voltem em segurança.

Isso não significa, claro, que as pessoas devem perder a cabeça e beber até desmaiar. No entanto, elas podem se divertir um pouco mais.

No dia seguinte, o grupo escolhe outro sóbrio designado para poder curtir o Carnaval em segurança.

Adotando esses 4 hábitos, ficará fácil saber como prevenir acidentes de trânsito no Carnaval. Lembre-se de que bebida e volante não se misturam de jeito nenhum e que o álcool é a maior causa de acidentes no período.

E aí, gostou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar