Seis dicas para cuidar da saúde no Carnaval

Gerente médico do Hospital Evangélico de Sorocaba orienta como garantir o bem-estar e a segurança durante as festas.

O Carnaval está chegando e, como já é tradição, espalhará alegria e diversão por todo o Brasil. Durante o feriado, é saudável viajar, aproveitar os blocos e festas temáticas, assistir aos desfiles das escolas de samba ou, simplesmente, reunir-se em família. Mas, para aproveitar a folia sem problemas, é importante cuidar da saúde com atenção.

O gerente médico do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), DrLuis Gustavo Bassi Moretti,elenca seis recomendações para garantir o bem-estar e a segurança de todos durante as comemorações.

Hidrate-se bem

Nas festas, devido à agitação, os foliões costumam pular e dançar muito. Com isso, suam bastante, o que, consequentemente, gera importante perda de água pelo organismo. Além disso, explica Dr. Luis, as bebidas alcóolicas inibem o hormônio antidiurético (adh) e ocasionam diurese (aumento da produção de urina). Por isso, para aguentar a folia e evitar a desidratação, é importante ingerir bastante líquido, principalmente água. Sucos naturais também são recomendados.

Cuidado com as bebidas alcóolicas 

Além de malefícios à saúde, o álcool causa alteração de comportamento, perda da capacidade crítica e do juízo, salienta Dr. Luis. Portanto, se houver, a ingestão de bebidas alcóolicas deve ser moderada. Dessa forma, evitam-se situações desagradáveis, como episódios de violência e também acidentes traumáticos. A embriaguez, completa o especialista, pode gerar quedas, afogamentos, queimaduras e até óbitos. Pelos mesmos motivos, o especialista desaprova o uso de drogas. “Além de serem ilícitas, as drogas prejudicam muito a saúde”, reforça.

Publicidade

Vale ressaltar que é proibido beber e dirigir. Nessa época, como o trânsito fica mais intenso, essa dica é uma das mais importantes. Dr. Luis orienta o motorista que consumiu bebida a se locomover de transporte por aplicativo ou pedir carona. Assim, reduzem-se as chances de acidentes com pequenos ou grandes traumas e até mortes. “É muito importante ter atenção redobrada a essas questões”, lembra.

Alimente-se de forma saudável

“É importantíssimo se alimentar bem, porque o organismo obtém energia a partir dos alimentos”, enfatiza o médico. Durante as festas, acrescenta ele, é importante consumir pratos saudáveis e leves. Frutas, verduras e legumes devem fazer parte das refeições, enquanto comidas altamente calóricas e gordurosas devem ser evitadas.

Além disso, quem for se alimentar fora de casa deve verificar a procedência, a qualidade e a higiene dos alimentos. Esse cuidado é necessário para prevenir intoxicações alimentares, diarreias, gastroenterites e outras infecções gastrointestinais.

Previna-se contra as ISTs

Sexo seguro deve ser prioridade! O uso de preservativos, masculinos ou femininos, é essencial na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inclusive durante o sexo oral. A camisinha evita a contaminação por diversas doenças, a exemplo de HIV, sífilis, cancro mole, gonorreia, dentre outras. “Essas doenças não escolhem rosto, classe social, cor. Isto é, podem afetar qualquer pessoa”, alerta Dr. Luis.

Proteja-se do sol

O Carnaval acontece no mês de fevereiro, em pleno verão, a estação das altas temperaturas. O sol forte pode causar insolação, manchas na pele e, em casos mais graves, alguns tipos de câncer. Por isso, é importante usar protetor solar em todas as situações, seja na praia, piscina ou no bloquinho. O médico do HES recomenda as opções com altos fatores de proteção, preferencialmente acima de 30 FPS. É necessário reaplicar o produto ao longo do dia.

Repouse

Todo excesso faz mal e esta máxima também vale para os festejos. Por mais divertidas que estejam as comemorações, descansar é sempre bom. “A fadiga também leva o organismo a sofrer algumas complicações”, informa Dr. Luis. “Não se recomenda pular e dançar até a exaustão. É importante dormir bem e repousar nos dias de folia”.

“Com essas dicas, as chances de se ter algum problema de saúde diminuem significativamente. Porém, caso ocorra alguma complicação, o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) funcionária normalmente no Carnaval, 24 horas por dia. Todos as urgências e emergências serão prontamente atendidas. As equipes médicas, de enfermagem e fisioterapia também estarão preparadas para cuidar dos casos mais graves”, destaca o médico.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br. O Pronto Atendimento do Hospital Evangélico de Sorocaba está localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, nº 136, enquanto o Ambulatório Cerrado fica situado no nº 60 da mesma rua, no bairro Vila Jardini. O Ambulatório Zona Norte do HES está na Rua Gabriel de Lara, 255, no Jardim Ana Maria. Agendamentos de consultas e exames podem ser realizados pelo telefone: (15) 2101-6600 ou WhatsApp: (15) 98132-0643.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar