Por que não é bom forçar a visão?

Dores nos olhos e de cabeça, ardência e ressecamento são alguns dos sintomas

Alguns comportamentos podem contribuir para que você tenha ainda mais chances de ter problemas de visão. Os olhos são órgãos complexos e delicados, e, portanto, é necessário tomar alguns cuidados. Forçar os olhos para ler ou para visualizar um objeto ou uma pessoa é extremamente nocivo à saúde e gera uma série de consequências. Ler com baixa luminosidade e não atualizar os óculos de grau são comportamentos que podem contribuir para forçar a vista.

Ardência e dores nos olhos são consequências das atitudes mencionadas acima. O recomendado, quando se está trabalhando ou lendo um livro, é fazer pausas recorrentes. Outra dica é fechar os olhos e depois olhar para algo distante de você, para que o olho ajuste o foco.

No caso da luminosidade para leitura, o mais importante é que a luz venha dos lados. Se vier de cima, o ideal é que ela não produza sombra. E jamais deve refletir nos olhos de forma intensa. Em aparelhos eletrônicos, como celulares ou tablets, o recomendado é ajustar o brilho de forma que ele fique confortável aos olhos. Ler em movimento também faz com que os músculos tenham um trabalho maior, motivo pelo qual a pessoa também pode se sentir desconfortável.

Dores de cabeça

As dores de cabeça também são comuns em pessoas que forçam a vista com frequência. Muitas vezes, quem sofre o problema nem sempre detecta de início qual é o foco da dor, creditando o mal-estar ao excesso de trabalho, quando, na verdade, o problema é especificamente com os olhos. A visão embaçada também é outro sintoma dos olhos fatigados. Neste caso, descansar pode resolver o desconforto.

Também evite usar óculos de farmácia sem indicação médica. Eles não são proibidos, mas é necessário que o paciente saiba exatamente qual é o seu grau. Utilizar um grau acima do que seria recomendado pode fazê-lo forçar ainda mais os olhos. Por ter o mesmo grau nas duas lentes, esses óculos só corrigem a hipermetropia (grau de perto) ou o astigmatismo (grau de longe).

O indicado, portanto, é evitar os maus hábitos responsáveis por forçar a vista. Para evitar que os olhos fiquem ressecados — condição frequente em quem utiliza de forma recorrente os aparelhos eletrônicos –, pisque mais vezes. Se o problema persistir depois de seguir todos esses passos, não deixe de procurar um oftalmologista.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar