O ranking das prestadoras segundo a Anatel e como realizar uma reclamação!

Publicidade

A Anatel criou uma nova página em seu portal na internet para apresentar o ranking das empresas que tiveram mais acessos, vamos conhecer esse ranking e como realizar reclamações.

Publicidade

Entre esses serviços estão no ranking, telefonia móvel e fixa, Tv por assinatura e internet banda larga.

Na página é possível filtrar as informações, assim você consegue informações sobre o seu munícipio.

Para quem não conhece a Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicação, vinculada ao Governo Federal. Sendo ela a responsável por regular e verificar a qualidade da prestação de serviços nesse setor.

Ranking Banda Larga

Vamos primeiro ao ranking de empresas de Banda Larga Fixa com maiores números de acessos.

A Claro ultrapassou a Vivo em números de acesso, e a Oi vem crescendo bastante e está chegando bem perto da Vivo.

Os dados são repassados pelas operadoras de forma voluntária, com essa informação a Anatel, pretende estimular a comunicação dessas informações por outras prestadoras. O foco principal é em relação as operadoras menores, de cidades interioranas do Brasil.

Publicidade

Ranking das operadoras de telefonia móvel

Já nas operadoras de telefonia móvel a vivo ainda domina o mercado, com a maior parte de acessos. A Vivo ainda é a operadora de telefonia móvel com a maior distribuição de sinal, principalmente no interior do país. Em muitos lugares a Vivo é a única operadora de telefonia móvel disponível.

Ranking de Tv por Assinatura

Ao contrário de que muitas pessoas posam imaginar, não é a Sky a maior Tv por assinatura do Brasil e sim a Claro! Considerando que a Claro está a menos tempo no mercado de tvs por assinatura, seu crescimento se deve principalmente a oferta de combos. A Claro oferece tv por assinatura, banda larga e telefonia móvel em um único pacote, o que pode ser bem vantajoso.

Ranking de Telefonia Fixa

A Vivo é a primeira em acesso, isso porque a operadora comprou uma das maiores operadoras de telefonia fixa a Telefônica. Mas os serviços e as tarifas da Vivo não são tão atrativas para seus clientes, e isso abre brechas para que outras operadoras invistam nesse mercado. E uma das operadoras que tem se aproximado bastante da Vivo é a Oi, seguida de perto pela Claro.

Apesar de poucas pessoas físicas manterem esse serviço, ele ainda é muito utilizado pelas pessoas jurídicas.

Como realizar uma reclamação para a Anatel

Todo o consumidor tem direito de reclamar quando recebe uma prestação de serviço ruim. Quando esse serviço está relacionado a operadoras de telecomunicações, que prestam serviços de internet ou telefonia a Anatel é o órgão competente.

Visando uma boa qualidade nos serviços, a Anatel criou o Anatel Consumidor. Um canal que visa facilitar o processo de reclamação do consumidor em relação a sua operadora.

Com registrar sua reclamação na Anatel

Antes de tudo é importante que você tente solucionar seu problema com a sua operadora. Entre em contato com a operadora e faça sua reclamação e principalmente anote os protocolos de atendimento.

Esse número é extremamente importante é a sua prova que a operadora sabe do problema enfrentado e deve uma resposta a você consumidor.

Caso a operador não responda, ou a resposta não tenha resolvido seu problema, acesse o site da Anatel e abra uma reclamação!

Para um primeiro acesso é necessário realizar um cadastro, o cadastro é bem simples. Após finalizar suas informações aguarde o prazo de 10 dias para a resposta da operadora em questão.

LEIA TAMBÉM

A resposta da operadora será realizada dentro do portal da Anatel Consumidor, então é preciso acessar o portal para ver a resposta.

Se a resposta for adequada e tenha resolvido seu problema, avalie o atendimento que a operadora realizou.  Caso o atendimento não tenha resolvido seu problema reabra a reclamação. Após a primeira resposta da operadora, você tem 10 dias corridos para avaliar o atendimento ou abrir uma nova reclamação se for o caso.

Se nesse prazo você não se manifestar, o portal entenderá que seu problema foi resolvido, e finalizará sua reclamação como resolvida.

Caso você não consiga efetuar o cadastramento no portal ligue para a central de atendimento da Anatel. Ligue 1331, o horário de funcionamento é de seg a sex das 8h ás 22h, ligação gratuita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar