Saúde

Perguntas e respostas sobre menopausa; Ginecologista fala sobre o assunto

Por volta dos quarenta anos de idade, a maioria das mulheres deve começar a se preparar para um momento de mudanças no corpo, pois está próximo o período da menopausa, em que elas deixam de menstruar, encerrando a fase reprodutiva. Estar pronta emocionalmente para este momento faz toda diferença na saúde e qualidade de vida nessa nova fase da vida, repleta de mudanças.

 E, como em toda novidade, é comum surgirem várias dúvidas sobre como será daquele momento em diante. Por isso, Dra. Daniele Peev, médica ginecologista e obstetra do Centro Médico São José de Cerquilho (SP), elencou as principais perguntas feitas pelas mulheres durante suas consultas periódicas e detalhou as respostas. Confira:

Como sei que estou na menopausa? A menopausa começa a contar a partir da última menstruação. É considerado que a mulher entrou na menopausa depois de decorrido um ano completo do último período menstrual.

Quais os primeiros sinais? O período chamado de climatério, que antecede a menopausa, pode ocorrer entre os 45 e 55 anos. Nesta fase, começam as mudanças hormonais, devido à diminuição da produção dessas substâncias pelos ovários. Dentre os principais sintomas, estão: ondas de calor no pescoço, face e peito; alterações físicas na vulva, vagina, uretra e bexiga; desconforto durante relações sexuais; irritabilidade, depressão, descontrole do colesterol e mudanças na pele e nas formas do corpo.

Como tornar os sintomas mais amenos? Por meio de tratamento medicamentoso, mudanças de estilo de vida, readequação na dieta e prática regular de exercícios físicos.

Pode ocorrer menopausa precoce ou tardia? Algumas mulheres podem começar a apresentar os sinais de menopausa logo aos 35 ou 40 anos, assim como algumas podem passar dos 55 e continuar menstruando. Ambas as situações fogem do normal e podem estar associadas a problemas hormonais, por isto devem ser investigadas pelo ginecologista, para evitar surpresas negativas e tratar qualquer problema precocemente.

Preciso continuar indo ao ginecologista? A mulher na menopausa deve continuar indo normalmente ao ginecologista e realizar os exames periódicos, a exemplo da mamografia e do ultrassom transvaginal. A partir desse momento, incluímos a densitometria óssea, pois, após a menopausa, há maior chance de surgimento da osteoporose.

Posso parar de tomar anticoncepcionais? Após um ano sem menstruar, é seguro interromper o uso de anticoncepcionais, pois não ocorrerão novas ovulações.

Com a menopausa, mudam os cuidados com a saúde? Mulheres na menopausa têm risco aumentado de doenças cardiovasculares, pois os hormônios produzidos pelos ovários protegem o sistema cardiovascular e, sem eles, aumentam as chances de Acidente Vascular Cerebral (AVC), trombose e infarto, o que exige um acompanhamento preventivo com cardiologista e a realização de exames cardíacos regularmente.

Fonte: Dra. Daniele Peev, médica ginecologista e obstetra do Centro Médico São José de Cerquilho (SP).

Dra. Daniele Peev conclui as respostas, deixando uma mensagem para as mulheres que estão receosas com a nova fase. “É um momento realmente delicado. Algumas mulheres entram em depressão e têm sintomas de melancolia. A vida sexual muda e seus parceiros podem sentir isso também. Por isto, é preciso se conscientizar ainda mais sobre a importância de ir ao ginecologista, falar sobre as mudanças, buscar ajuda para contornar esses problemas e não ter medo de enfrentar o novo momento, que exige paciência, consciência e muito amor de toda a família. É preciso dar mais importância ao lazer, cuidar do corpo e da mente, afinal, todas as novidades trazem alterações e essa é apenas mais uma, que, com os cuidados adequados, não traz motivos para tantas preocupações”, encerra.

O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luis, 392, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar