Saúde

4 motivos para você trocar o veneno pela vela de citronela

A citronela é uma das muitas plantas nativas do Brasil, como o Alecrim, Hortelã, Camomila, entre outras. Assim como as já citadas, a Citronela é uma das plantas aromáticas mais conhecidas e procuradas de todo o país.

Para quem não a conhece, pode ser confundida com um capim alto, sem muita importância ou funcionalidade, mas a verdade é que seus óleos são essenciais e com múltiplas aplicações para grande parte das pessoas.

A citronela tem um óleo que é extraído de suas folhas e caules, sendo muito utilizada para realizar a fabricação de velas e também de alguns hidratantes corporais.

O nome científico da planta é complicado (Cymbopogon winterianus), mas é muito encontrada no país como citronela-do-ceilão, capim-citronela, Citronela-de-Java e Cidródo-do-Paraguai. É originária de países asiáticos e seu cultivo é realizado em climas equatoriais, oceânicos, tropicais e subtropicais.

A citronela é ainda divida em dois grupos quando falamos de seu óleo e uso comercial. O primeiro deles diz respeito aos compostos de Geraniol, Citronelal, Limoneno e Acetato de Geranilo, que é utilizado na indústria de cosméticos e conhecido pelo nome de Java. Já o segundo tipo que recebe o nome de Ceilão e segue os mesmo compostos acima, com a diferença de terem os componentes citronelol e metil-isoeugenol.
1 – Diferenciais da vela de Citronela
O diferencial das velas de citronela é que não são usadas apenas para aromatizar o ambiente, já que possuem algumas vantagens a mais.

2 – Repelente natural de mosquitos e pernilongos
A vela de citronela é muito utilizada por sua ação repelente, isso porque a planta é um controlador biológico de mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti, temido por transmitir a dengue. Seu poder é tão intenso, que é capaz de deixar um ambiente inteiro livre dos insetos;

3 – Ação calmante e relaxante
Por ter um aroma cítrico, a citronela é muito utilizada em velas que são usadas para acalmar e relaxar. Pode ser usada em ambientes como cozinha e banheiros e remetem a sensação de limpeza e bem-estar;

4- Adeus a fungos, baratas, entre outros
Engana-se quem pensa que a vela de citronela pode ser usada apenas para espantar mosquitos. Insetos como baratas e besouros também sentem o poder repelente do óleo da planta e não “invadem” o local onde a vela está acesa.

Além disso, alguns pesquisadores afirmam que os fungos também são espantados pelo óleo da planta, o que ajuda que seu óleo entre em contato com a proteína dos seres e envie uma reação de aversão.

Em Capivari – SP, a Fábrica de Velas Chama de Ouro, tem dedicado boa parte de sua produção a vela de citronela, as vendas tem atingido todo o Brasil, principalmente em substituição aos venenos tradicionais.

Serviço:

VELAS CHAMA DE OURO

Endereço:
Avenida João Salvati, 128 – Jardim Nova Aparecida
Capivari-SP – CEP 13360-000

Telefones:
(19) 3492 – 7155

E-mail:
[email protected]

www.chamadeouro.com.br

Etiquetas
Botão Voltar ao topo