Cidade

Rodrigo assina termo que garantirá recursos em vias com maior número de acidentes


Em evento no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (29), o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito ganhou adesão de novos municípios, entre eles Capivari. A parceria com órgãos públicos e privados busca reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito até 2020. Rodrigo Abdala Proença, prefeito de Capivari assinou a pouco o convênio que garante mais estes investimentos para a cidade. A partir disto e com base nos dados do INFOSIGA, que é um sistema que traz todos os dados das regiões que mais tem acidentes, estes locais passarão a receber investimentos.

Uma das principais iniciativas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é a elaboração de um banco de dados com informações de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo. As informações são atualizadas mensalmente, no dia 19 ou próximo dia útil, para todos os 645 municípios. A base possui dados relativos a quantidade de fatalidades e perfil dos acidentes e das vítimas.

Os convênios fornecem auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada uma das cidades selecionadas. O apoio financeiro, proveniente das multas aplicadas pelo Detran.SP, visa a realização de ações com foco na redução de fatalidades causadas por acidentes de trânsito.

As visitas de diagnóstico e construção dos planos de ação com medidas preventivas e de melhorias também deverão ter início. Outras ações serão desenvolvidas para melhoria de infraestrutura, fiscalização e conscientização.

Além disso, nesses municípios, é proposta a criação de um Comitê de Segurança de Trânsito, com representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema: Polícias Militar e Civil, Setores de Engenharia de Tráfego, Fiscalização e Educação para o Trânsito, Unidades de Saúde e Hospitais, SAMU, Corpo de Bombeiros, Detran.SP; DER e Concessionárias Rodoviárias.

Os valores destinados aos municípios dependerão de estudos realizados em cada localidade. Após esta análise, serão celebrados convênios para o repasse dos recursos. “

Etiquetas
Botão Voltar ao topo