Capivari

Previsão é de 132mm de chuvas em Capivari nos próximos três dias

A Defesa Civil de Capivari (SP) solicitou à empresa Raízen a abertura total das comportas da barragem Leopoldina, localizada na cidade de Rafard (SP). A ação visa o escoamento das águas das chuvas locais.

Segundo a prefeitura, somente nesta semana (3 a 7 de fevereiro) está previsto um acumulado de 132 milímetros de chuvas para Capivari.

Em nova aferição, feita às 15h05 desta segunda-feira (3), o nível do Rio Capivari marcou na régua 0,94 centímetros. O transbordamento pode ocorrer quando o manancial atinge dois metros.

Desde o início de dezembro, a Defesa Civil realiza o Plano de Ação Imediata (PAI), que consiste em diretrizes para preservação de vidas e redução de danos materiais e ambientais em casos de alagamentos e enchentes. O PAI acontece junto à Operação Chuvas de Verão 2019/2020, da Defesa Civil Estadual.

Enchentes

No dia 15 de janeiro, o Rio Capivari transbordou durante a madrugada e atingiu casas nos bairros Moreto e Centro. Desde o início do mês, a Defesa Civil estava em alerta. Nove famílias, que totalizam 35 pessoas, foram levadas para uma escola municipal com seus pertences. Outras duas se alojaram em casas de amigos e familiares.

Na ocasião, o manancial chegou a medir 2,24 metros. Segundo a prefeitura, apesar de não ter chovido tanto na cidade, as águas de Monte Mor (SP) e Campinas (SP) das chuvas dos últimos dias chegaram e fizeram o nível subir.

Do G1

Botão Voltar ao topo
Fechar