Capivari

Defesa Civil decreta estado de atenção por conta das chuvas

Na manhã desta quinta-feira (28/2), o rio Capivari atingiu 1.62m às 7h40 e a previsão da Defesa Civil é de 25 milímetros de chuva para hoje, mais 55 milímetros para amanhã (1/03). Por conta do aumento constante do manancial e das previsões meteorológicas, a equipe alterou a situação do município para estado de atenção. O transbordamento do rio poderá iniciar quando a régua atingir 2 metros. O nível considerado normal é de 0,80 centímetros.

Conforme o diretor da Defesa Civil de Capivari, Júlio Capóssoli Neto, a equipe realiza monitoramento constante do nível da régua da água do rio Capivari, instalada na ponte da avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na ponte do Santoro, além do acompanhamento em tempo real de toda a rede telemétrica do rio em Campinas e Monte Mor, dados esses fornecidos por diversos órgãos de monitoramento.

As comportas da barragem Leopoldina, situada em Rafard, foram abertas na terça-feira (26/2), às 11h, pela empresa Raízen, que administra o local. Desde o início de dezembro, a Defesa Civil realiza o PAI (Plano de Ação Imediata), que consiste em diretrizes para preservação de vidas e redução de danos materiais e ambientais, decorrentes de possíveis alagamentos associados ao período chuvoso.

O prefeito, Rodrigo Proença, ressaltou que toda a estrutura de apoio disponibilizada pela prefeitura para atender a população estará ativa. “O principal objetivo é levar a população afetada, caso necessário, a lugares seguros, e por conta disso, estabelecemos medidas que visam antecipar os alagamentos, colocando a estrutura e os profissionais à disposição, além dos agentes de Defesa Civil, guardas-civis, assistentes sociais e demais colaboradores”, diz o prefeito. Ainda não existem famílias desabrigadas.

Equipes de orientação, formada por agentes da Defesa Civil e guardas-civis municipais, visitam as áreas de risco constantemente e fazem o contato com os moradores para casos de alagamentos. O chefe do Executivo também anunciou os canais disponíveis à população. “Todos que precisarem de atendimento poderão entrar em contato com nossas equipes por meio do telefone 199, da Defesa Civil, o 153 e o (19) 3491-1311, ambos da Guarda Civil”, comenta.

Trânsito

Ainda não existem pontos interditados na cidade (informação atualizada às 8h49). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está em prontidão para providenciar quando necessário.

Botão Voltar ao topo