Interior de São Paulo

Águas de São Pedro registra primeiro caso de Covid-19

Águas de São Pedro (SP) e Iracemápolis (SP) confirmaram na noite desta segunda-feira (23) os dois primeiros casos de coronavírus (Covid-19) da região de Piracicaba (SP). Registros foram divulgados pelas prefeituras – o governo estadual deixou de confirmar casos por município.


O caso confirmado em Águas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é de uma paciente de 58 anos, moradora do município, que esteve em viagem ao exterior, se apresenta em boas condições, isolamento domiciliar e está sendo monitorada por uma equipe de saúde.

“A gente teve um descarte, mas tivemos o primeiro caso confirmado de coronavírus aqui em Águas. Primeiro, tranquilizar a população quanto ao isolamento. Foi um dos pacientes suspeitos que deu positivo, está em isolamento em casa, já estamos passando essa informações para reforçar esse isolamento às pessoas que estão em volta, vamos entrar agora em contato com as pessoas que tiveram acesso a esse paciente”, informou o secretário de Saúde da cidade, João Victor Barboza.

Ele reforçou o alerta para que a população entre em quarentena, principalmente as pessoas em grupo de risco. “A gente está vendo muitos idosos, muitos idosos saindo pra rua, indo pro mercado. Gente, ficar em casa, o negócio é ficar em casa, isolamento social. Se vocês não ajudarem a gente, a gente não consegue ajudar vocês”, alertou.

Iracemápolis

Em Iracemápolis, o caso positivo é em uma mulher de 43 anos, que contraiu o vírus durante viagem a outro estado. Ela está em isolamento domiciliar com acompanhamento de equipes de Saúde.

“[A paciente] esteve de 8 a 15 de março em um cruzeiro em Salvador, Búzios, Ilhabela e Santos. Ela já estava sendo monitorada pela equipe de saúde e estava em isolamento domiciliar. O que queremos reforçar é que não há motivo para pânico e sim fazer adesão à quarentena que começa amanhã, ficar em casa e continuar tomando todos os cuidados que já estavam sendo noticiados pela prefeitura e saúde através das redes sociais e mídias sociais”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde de Iracemápolis, Eliane Raetano.

Suspeitos

Com a atualização, o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) nas 18 cidades da região de Piracicaba (SP) totaliza 160 na noite desta segunda-feira (23). A última atualização, de Piracicaba (SP), aponta 73 pacientes monitorados na cidade, contra 47 no boletim anterior. Em Limeira (SP), são 27 casos aguardando resultados – no boletim anterior, eram 22.

Com a divulgação do primeiro caso em monitoramento em Elias Fausto, também subiu para dez o número de cidades da região com suspeitas. No entanto, nenhum caso foi confirmado, segundo as secretarias municipais.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que, no entanto, só tem informado detalhes de pacientes que testam positivo para o Covid-19.

Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos suspeitos na região

  • Piracicaba – 73 suspeitos
  • Cosmópolis – 26 suspeitos
  • Limeira – 27 suspeitos
  • Santa Bárbara d’Oeste – 17 suspeitos
  • Nova Odessa – 4 suspeitos
  • Águas de São Pedro – 3 suspeitos
  • Iracemápolis – 3 suspeitos
  • Capivari – 4 suspeitos
  • Engenheiro Coelho – 2 suspeitos
  • Elias Fausto – 1 suspeito

Em Piracicaba, maior cidade da região, são 73 casos suspeitos da doença. A prefeitura não informou se algum dos pacientes está internado ou qual o estado de saúde deles. Além desses, 28 outros casos notificados já foram descartados para Covid-19.

Em Limeira (SP), a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda que são 27 casos em investigação da doença e outros sete já foram descartados. Os pacientes aguardam resultados de exames par confirmação.

Santa Bárbara d’Oeste (SP) também registrou os primeiros casos suspeitos da doença na última semana, conforme informado nesta quinta. Segundo boletim desta segunda-feira (23), são 137casos em investigação. Todos estão em isolamento domiciliar e passam bem.

Entre segunda (16) e terça-feira (17), também foram registrados os primeiros casos suspeitos em Cosmópolis (SP). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado são 26 pacientes que aguardam resultados de exames. Não houve atualização do boletim no domingo.

Em Águas de São Pedro (SP), a prefeitura informou neste domingo que das seis notificações de casos suspeitos, duas tinham sido descartadas e outras quatro seguiam em investigação. Nesta segunda, no entanto, um dos casos suspeitos deu positivo.

Iracemápolis (SP) teve os três primeiros casos suspeitos de coronavírus na última semana, segundo a prefeitura. Na sexta, o quarto paciente suspeito foi registrado. Não foram divulgadas mais informações sobre eles, como sexo, idade e se foram rastreados contatos de risco. No entanto, nesta segunda-feira, o exame de um dos casos suspeitos deu positivo.

Capivari (SP) está com quatro casos suspeitos e quatro descartados, segundo boletim da prefeitura neste domingo. “Os exames foram colhidos e encaminhados para o laboratório de referência. A previsão de resultado é de 4 a 7 dias”, diz a administração.

Já em Nova Odessa (SP), a Saúde municipal registrou o primeiro caso suspeito da doença na segunda-feira e o segundo nesta quinta e outros dois neste domingo. Os quatro aguardam exames laboratoriais para confirmação ou não da Covid-19.

Engenheiro Coelho (SP) também registrou o primeiro caso suspeito nesta quinta (19) na cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o paciente foi para São Paulo e quando retornou apresentou sintomas. Apesar disso, ele não está com comprometimento respiratório. O segundo paciente foi registrado sexta (20).

Elias Fausto (SP) informou por meio de redes sociais a primeira suspeita da doença, nesta segunda-feira (23), mas não divulgou qualquer detalhe sobre o paciente.

*G1

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar