Política

Veja o que foi assunto na Câmara de Capivari esta semana

A Câmara Municipal de Capivari realizou a 8ª Sessão Ordinária na segunda-feira, 23, no Palácio 10 de Julho. A Câmara Municipal transmitiu a sessão ao vivo pelo seu canal no Youtube.

INDICAÇÕES

O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” (PSL) indicou com urgência a colocação de redutor de velocidade na avenida Professor Newton Pimenta Neves, em frente à escola Estadual Maria Aparecida Pugilato Forte, no bairro Castelani, para onde também indicou a recuperação de todas as ruas asfaltadas.

O vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL) indicou a poda de galhos secos das árvores localizadas nas praças Cesário Motta e Rodrigues de Abreu, no Centro, e mais a reforma completa dos brinquedos do parquinho na Praça Cesário Motta.

O vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM) indicou estudo para criação e implantação de programa de prevenção de saúde escolar, na rede pública municipal de ensino, e mais a criação da campanha “Pais Educam, Professores Ensinam, nas escolas da rede municipal, com o objetivo de evitar omissão dos pais na formação do caráter dos seus filhos”.

TRIBUNA LIVRE

Na Tribuna Livre falaram os vereadores Nelson Soares (PL), Bruno Barnabé (PSDB), Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL), e o presidente da Câmara Municipal de Capivari, vereador Flávio Carvalho (PSDB).

Os vereadores falaram sobre a pandemia causada pelo coronavírus e de como está afetando a população do município.

Nelson Soares (PL)

O vereador falou sobre a atual situação de distanciamento social e de como todos os setores da sociedade precisam se unir pelo bem de toda a população. Solicitou que todos se ajudem para vencer esta “peleja”. Pediu para que as pessoas fiquem em casa, e se necessário ir ao supermercado ou outro estabelecimento comercial, ir sozinho e não acompanhado de familiares. Em seguida, sugeriu ao prefeito convocar os donos dos prédios alugados pela Prefeitura, para que neste momento difícil, doem metade dos alugueis ao município. Contou que os supermercados já registram consumo exagerado de mercadorias, e citou exemplo de comerciante que teve que comprar mercadoria a mais do que o faz normalmente, para abastecer seu supermercado. Alertou a população de que é desnecessário e isso inflacionará os preços. Sugeriu que a população contribua e que os comerciantes pratiquem preços justos e não abusivos como os que vêm sendo praticados. “Muitas pessoas poderão ficar até sem alimentos, devido à falta de empregos e eu quero deixar meu repúdio aos que querem ganhar em cima de um momento tão difícil que estamos prestes a enfrenar”, disse. E também denunciou que a Santa Casa está sem álcool gel disponível em suas instalações.

Bruno Barnabé (PSDB)

O vereador Bruno barnabé comentou a situação enfrentada por todos e citou números relativos á pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus e lembrou que Capivari não dispõe de muitos respiradores, caso a doença acometa moradores do município. Relatou que como comerciante está bastante preocupado com a falta de mercadorias nos supermercados que já começam a faltar, como o leite de caixinha, por exemplo. Parabenizou aos profissionais que ainda estão servindo a população, como os caminhoneiros. O vereador pediu que a Câmara Municipal de Capivari faça uma Moção de Apelo ao governador João Dória para que isente os caminhoneiros do pagamento de pedágio nas estradas, enquanto o país enfrentar a pandemia provocada pelo coronavírus. Bruno comentou que os preços de bens essenciais subiram. “A demanda é muito grande e precisamos ter espírito de companheirismo e que em São Paulo, profissionais de saúde foram hostilizadas em transporte público coletivo por estarem vestidos com as roupas de hospital, além de politicagem em redes sociais, quando deveríamos ser solidários uns com os outros, principalmente para os que estão trabalhando para todos nós”, afirmou. A maior parte das mercadorias que compramos vem de fora, precisamos de fiscalização para controle de preços, ao contrário do CEASA de Piracicaba. Informou que lá estão produtores que vendem suas mercadorias e elas estão com o mesmo preço.        

Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL)

O vereador Tambuzinho disse que a situação é triste, que o efeito negativo vem trazendo ao mundo é algo complicado e que todos devem se unir. Disse que o Poder Público deve buscar ideias e saídas, além e prevenção. Comentou que em outras cidades existe trabalho de prevenção, que fez postagem parabenizando o prefeito de Porto Feliz pela desinfecção e que o prefeito Rodrigo está fazendo em Capivari. Comentou que fez uma “live” em frente à UPA (Unidade de pronto Atendimento). O vereador falou que o prédio onde seria a UPA deveria ser usado para atendimento de pessoas com suspeita de estarem infectadas com o coronavírus, porque, segundo ele, assim não seriam misturados pacientes infectados com pessoas doentes por outros motivos. Ele afirmou que muitos vão à Santa casa por diversos motivos e que acabam sendo infectados com o coronavírus. Ressaltou que ainda dá tempo de reformar com ajuda de mutirão. “A gente sabe que faltam aparelhos, ainda dá tempo de fazer a alocação, deixar equipamentos prontos no caso de aparecer pessoas doentes, porque daqui cerca de 20 dias se tiver gente doente será preocupante e esperamos não ter ninguém doente em nossa cidade”, disse. Em seguida, o parlamentar afirmou que se deve criar o “Disque Corona Vírus”, para o caso dos moradores de Capivari poder comunicar casos de suspeita, para que na sequência, profissionais de saúde sigam à casa do morador para colher material para exame de investigação da doença. “Estarei à disposição, estou protocolando um ofício sobre a UPA e o Disque Coronavírus, e estarei protocolando amanhã, mandarei um whatsapp aos prefeitos da região e que essas cidades são atendidas na Santa Casa e que temos que agir em conjunto, pois todos os pacientes dessas cidades cairão na Santa Casa, e se vier a pandemia em nossa cidade infelizmente, vai morrer gente e não será pouca”, ressaltou.

Flávio Carvalho (PSDB)

O presidente da Câmara Municipal de Capivari, vereador Flávio carvalho afirmou que a Moção de Apelo do vereador Bruno Barnabé ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, em apoio aos caminhoneiros, pela isenção dos pedágios, será feita, receberá apoio e será compartilhada com os municípios da região para que também a façam.

ORDEM DO DIA

Os vereadores aprovaram em regime de urgência, na Ordem do Dia, o Projeto de Lei n.º 044/2020, da Prefeitura Municipal de Capivari, que dispõe sobre a recomposição salarial dos servidores públicos e agentes políticos municipais. No mesmo sentido, o PL n.º 006/2020, de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, autoriza recomposição salarial aos servidores do Poder Legislativo e agentes políticos (vereadores).    

Também aprovaram o Projeto de Resolução n.º 001/2020, da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Capivari, que altera os dispositivos da Resolução n.º 340/2015, que concede “Vale Alimentação” aos servidores do Legislativo.

Em seguida, aprovaram o Projeto de Lei n.º 004/2020, de autoria do vereador Bruno Barnabé (PSDB), que declara de utilidade pública a Banda Musical Professor Dirceu Ortolani Stein – BAMADOS.

O vereador também propôs e teve aprovado Projeto de Lei n.º 005/2020, pelo qual declara de utilidade pública a Associação Dos Usuários Da Saúde Mental de Capivari – ADUSMEC.

De autoria do vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL), o Requerimento n.º 020/2020 foi aprovado por todos os vereadores. Ele questionou o SAAE se irá reformar o antigo prédio localizado na rua Regente Feijó, onde abrigava a autarquia.

O vereador ainda propôs e teve aprovado seu Requerimento n.º 021/2020, pelo qual questiona quem é o responsável pelo conserto do asfalto danificado em ligação de esgoto no bairro Pinhalzinho.

Os vereadores aprovaram o Requerimento n.º 022/2020, do vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM). Ele questionou o Poder Executivo sobre quais foram as atividades promovidas pela administração relacionadas ao “Janeiro Branco”, conforme Lei n.º 5.502/2018.

Ao final a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, vereador Flávio de Castro Carvalho (PSDB) comunicou o Ato da Mesa Diretora n.º 03/2020. O ato estabelece medidas temporárias de emergência a serem adotadas pela Câmara Municipal de Capivari, visando a prevenção do contágio pelo coronavírus (COVID-19). O ato encontra-se disponível no site da Câmara Municipal de Capivari, podendo ser acessado pelo link: https://bit.ly/ato03-20

A sessão ordinária está disponível para acesso via internet, pelo portal da Câmara Municipal de Capivari ou pelo Youtube.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar