Bem Estar

Confira sete dicas essenciais para cuidar bem da pele nos dias de frio

O inverno ainda nem começou e os termômetros já estão marcando temperaturas bem baixas, que vêm acompanhadas do ar seco e de ventos que aumentam a sensação de frio e castigam a pele. Nesta época, é comum que as pessoas prefiram banhos quentes, usem manteiga de cacau nos lábios e se exponham ao sol da manhã para tentar aquecer o corpo. Mas, será que isso tudo faz mal à pele? Como atravessar a nova estação, de maneira confortável e sem comprometer a saúde da derme?

Para responder essas perguntas, Dra. Bruna Barros, médica dermatologista do Centro Médico São José de Cerquilho (SP), reuniu dicas fundamentais. Confira:

  • Nunca abandone o protetor solar: se engana quem pensa que protetor solar é só para ser usado na praia ou na piscina. Nos dias frios, eles também são indispensáveis, ainda mais porque o sol torna-se convidativo para fugir das baixas temperaturas. Não se esqueça: a radiação solar é constante, independentemente da temperatura ambiente, por isto, use sempre o filtro solar. 
  • Hidratante labial: recurso simples, barato e funcional. De uso exclusivo nos lábios, evita a desidratação dessa pele sensível ao frio e ventos fortes. Prefira aquelas que agregam a função de proteger contra a radiação solar, indicada pelas letras UVA e UVB na embalagem. Por ser de uso pessoal, evite compartilhar com outras pessoas, para evitar a transmissão de possíveis doenças infecciosas, como a gripe, que também é comum nesta época. 
  • Beba muita água: a hidratação é fundamental durante o ano todo, pois contribui para a boa saúde do organismo, incluindo a pele. Se o frio for um dificultador para você, também pode aproveitar para tomar um chá quente, mas o ideal é sempre a água natural. 
  • Evite banhos quentes: todos sabem que é uma delícia aquele banho bem quente e demorado durante o inverno, no entanto, a prática resseca a pele, podendo causar descamações e queimaduras. O ideal é preferir uma temperatura confortável, mas sem exageros. Evite, também, o uso de buchas ásperas, como as vegetais, que retiram a proteção natural e agridem a pele. 
  • Use hidratante corporal: a oleosidade natural da pele acaba indo embora com os banhos quentes, por isto, ao terminar a higiene, faça uso de hidratantes corporais, de preferência, os indicados por seu dermatologista, pois ele leva em consideração as características únicas da sua pele. 
  • Hidratante também para o rosto: o hidratante para o corpo não é adequado para o rosto, pois a pele da região é diferente. Utilize somente produtos exclusivos para cada região do corpo. De sempre preferência aos que seu dermatologista indicou. 
  • Consulte seu dermatologista regularmente: doenças de pele podem surgir em qualquer momento da vida, independentemente da estação do ano ou da idade. Ao consultar um médico dermatologista regularmente, possíveis doenças podem ser diagnosticadas em estágio inicial, o que diminui desconfortos e aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Fonte: Dra. Bruna Barros, médica dermatologista do Centro Médico São José de Cerquilho. 

O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luis, 392, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar