Bem Estar

Infecção por bactéria ou má alimentação podem provocar úlceras no estômago

A úlcera gástrica é uma doença caracterizada pelo surgimento de uma ou mais feridas na parede interna do estômago. Estes ferimentos, chamados de úlceras, causam dor, sangramentos, enjoo, vômito, queimação e dor no estômago, que pioram logo após comer e beber algo.

Dr. Ernesto Carlos Silva, médico gastroenterologista do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), explica que, embora surja por vários motivos, o principal causador da doença é a presença de uma bactéria no estômago. “A bactéria Helicobacter pylori se instala no estômago e diminui a resistência do órgão aos ácidos necessários à digestão dos alimentos. Desta forma, inicia-se uma corrosão no estômago, que provoca os sintomas e os ferimentos”, explica o médico.

Alimentação rica em gorduras, açúcares e alimentos como pimenta e café também podem colaborar para o surgimento das úlceras. “Além desses fatores, predisposição genética, uso excessivo de medicamentos que afetam o estômago, alcoolismo e estresse também pode desencadear o quadro”, completa o especialista.

O médico também fala que a maneira mais comum de se chegar ao diagnóstico da úlcera gástrica é por meio do exame de endoscopia. “A endoscopia é um exame em que uma micro câmera é inserida pela boca e chega até o estômago. Desta forma, podemos verificar a extensão das lesões e confirmar o quadro e, com isso, orientar o tratamento”, detalha.

O tratamento da úlcera gástrica depende do que está causando o problema. “Se a úlcera é bacteriana, fazemos a administração de antibióticos. Se o problema é desencadeado por maus hábitos, recomendamos mudanças na alimentação e no estilo de vida, que precisa se tornar mais saudável, de maneira que não provoque agressões ao estômago”, acrescenta o gastroenterologista.

Para prevenir o problema é importante alimentar-se bem e evitar o excesso de álcool, pimentas, café, gorduras e alimentos muito condimentados. É indicado procurar o médico assim que perceber dor de estômago ou outros sintomas característicos por alguns dias seguidos. Ao negligenciar sintomas, a doença pode avançar, abrindo espaço para dores mais intensas e complicações mais difíceis de tratar”, conclui Dr. Ernesto Carlos Silva.

O Centro Médico São José está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, no Centro de Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Botão Voltar ao topo