Bem Estar

A melhor hora do dia para beber café não é tão logo quanto você acordar

Se você depende do café para ajudá-lo a passar o dia, pode ter certeza de que não é o único viciado em cafeína do mundo. Longe disso. De acordo com uma pesquisa de 2018 , 64% dos americanos disseram que consumiram café no dia anterior – a maior porcentagem desde 2012.

Enquanto coletivamente coletamos mais grãos, fabricamos mais potes e patrocinamos nossas cafeterias locais com maior frequência, podemos não estar maximizando os benefícios de saúde e de energia de nossa xícara diária de café. De acordo com a Inc. , uma análise de 127 estudos científicos destacou os muitos benefícios de beber café, de uma vida média mais longa a um risco reduzido de câncer, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

Qual a melhor hora para o café?

Parece ótimo, certo? O único problema é que os benefícios do café podem ser reduzidos dependendo da hora do dia em que você o bebe. Essencialmente, a ciência nos diz que é melhor beber café quando os níveis de cortisol do seu corpo estão baixos. Isso porque tanto a cafeína quanto o cortisol causam uma reação ao estresse em seu corpo, e muito estresse é ruim para sua saúde por razões óbvias. Além disso, pode acabar tornando você mais cansado a longo prazo.

O cortisol, um hormônio do estresse, é liberado de acordo com os seus ritmos circadianos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, alguém que acorda às 6:30 da manhã veria seus níveis de cortisol atingirem picos em janelas diferentes, incluindo das 8h às 9h, do meio-dia às 13h e das 17h30 às 18h30. Alguém que se levanta às 10 horas experimenta um pico de cortisol cerca de três horas depois, e os que acordam mais cedo podem esperar aumentar esse cronograma em três horas.

No entanto, esses níveis de cortisol começam a subir assim que você começa a se mover pela manhã, então não é o momento ideal para tomar café. Nem é a tarde, porque isso pode dificultar o sono durante a noite. Isso significa que as pessoas que acordam às 6h30 devem tomar café depois que a primeira janela de cortisol fechar – aproximadamente entre 9h30 e 11h30 – se quiserem se beneficiar de um pouco de cafeína.

Simplificando: “Eu diria que o meio da manhã ou o começo da tarde é provavelmente o melhor momento”, disse a nutricionista certificada Lisa Lisiewski à CNBC . “É quando seus níveis de cortisol estão mais baixos e você realmente se beneficia do próprio estimulante.”

Botão Voltar ao topo
Fechar