Artigos

Como iniciar seu próprio negócio

Iniciar seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, muitos estão se planejando para começar um negócio pela primeira vez, outros já tentaram e falharam e tem aqueles que mesmo falhando ainda estão tentando.

E se um desses é o seu caso, hoje nós trazemos duas formas rápidas e com risco até mesmo reduzido para você iniciar seu próprio negócio.

Normalmente quem tem um sonho de empreender fica impaciente, afinal são tantas etapas necessárias para iniciar um negócio, podendo ir desde ter que elaborar um plano de negócios até a localização de um local e a aplicação de licenças e autorizações, para muitos isso é um longo transtorno. 

Todavia existem dois atalhos para Iniciar seu próprio negócio que podem facilitar a sua vida e até mesmo diminuir os seus riscos. O primeiro é a  comprar um negócio existente e o segundo é a comprar uma franquia, ambos podem ser uma forma fácil e até mesmo com baixo risco de Iniciar seu próprio negócio.

Continua depois da Publicidade

Abaixo vamos listar os principais fatos que você precisa entender para Iniciar seu próprio negócio utilizando uma dessas duas opções.

o negócio, seu próprio negócio,

Comprando uma empresa existente

Quando você Iniciar seu próprio negócio, é necessário ter um panorama completo de tudo, desde encontrar um local e identificar fornecedores até desenvolver uma marca e contratar funcionários.

Quando você compra uma empresa existente, muitas dessas etapas já são tratadas para você pelos donos anteriores. Como uma empresa existente possui histórico e ativos, geralmente é mais fácil obter um empréstimo, muitas vezes conseguindo o empréstimo para a própria compra.

Para começar identifique suas habilidades e interesses e em qual segmento você quer iniciar seu próprio negócio, em seguida encontre empresas que fazem parte do seu perfil e então inicie a etapa de conhecimento da empresa.

O que perguntar

Depois de identificar as empresas em potencial que vão de encontro ao perfil do negócio que deseja iniciar, tente descobrir qualquer problema com a empresa e verifique se vale o preço pedido.

Descubra por que o proprietário está vendendo, os problemas que a empresa tem. Pesquise ainda quais ativos do negócios você estará comprando.

Outro fator importante é conhecer os funcionários atuais, o comprometimento deles até o momento atual e principalmente ver quem vale a pena deixar na sua empresa após a compra.

Entenda também que tipo de reconhecimento e reputação a empresa possui, vá fundo, desde online e offline. Coloque pessoas para fazerem pesquisa no bairro, mídias sociais e sites específicos.

Continua depois da publicidade

Por fim entenda todas as informações financeiras da empresa, incluindo extratos de contas bancárias, contas a receber e a pagar, vá pelo menos até os últimos  três anos em demonstrativos financeiros e declarações de impostos.

Um corretor comercial pode ajudá-lo a encontrar empresas à venda e negociar um preço. Como é uma compra complexa com vários fatores de risco, você também deve solicitar que seu contador e um advogado revise as finanças e os contratos atuais da empresa antes de comprar.

Comprando uma franquia

Outra forma menos burocrática e com fator de risco reduzido ao iniciar seu próprio negócio é comprar uma franquia. Os franqueados pagam uma taxa para comprar a franquia e podem usar o nome da marca e a sua reputação, pagando taxas e royalties contínuos durante a vida de seus negócios.

Como franqueado, você será responsável por iniciar seu próprio negócio, todavia terá a orientação e o suporte do franqueador para ajudá-lo durante e após o lançamento. 

Compra de uma franquia um dos melhores atalhos para iniciar seu próprio negócio. Temos exemplos de franquias como MC Donald’s, Bob’s, Starbucks, Camisetas da hora entre muitas outras dos mais variados preços e segmentos.

Procure conhecer o histórico da franquia, entre em contato com alguns franqueados e tente descobrir o que eles gostam e o que não gostam na franquia e, para ex-franqueados, ou por que deixaram o sistema.

Quando encontrar franquia em potencial, procure entender o seu panorama em geral, atente-se a itens como:

Os dados financeiros, o histórico e a experiência das pessoas responsáveis, sem esquecer principalmente de entender e analisar a cultura empresarial da franquia.

Veja também qual o tipo de assistência é fornecida, se a marca é reconhecida, afinal uma das grandes fatores que motivam a comprar uma franquia é iniciar seu próprio negócio com o qual as pessoas já estão familiarizadas.

Analise como o franqueador restringe a concorrência externa e interna, afinal você não quer que outro local da mesma franquia seja aberto no mesmo bairro ou cidade que você teve todo o trabalho para iniciar seu próprio negócio.

Conclusão 

Iniciar seu próprio negócio é uma experiência incrível e emocionante, mas tenha atenção ao máximo de detalhes quando resolver for comprar uma franquia ou empresa. 

Iniciar um negócio requer pesquisa e  planejamento  independente do caminho que você escolher mesmo que você opte por comprar uma empresa existente ou franquia. 

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar