NotíciasRegião

Sicoob Cooplivre leva Programa Cooperjovem para Monte Mor

O Programa Cooperjovem concluiu a capacitação da primeira turma na cidade de Monte Mor. A formação, que contou com 10 módulos de treinamentos durante o ano, iniciou em março e teve a 1ª etapa concluída na última terça-feira, 12 de novembro. Na ocasião, o grupo, composto por 30 supervisores e coordenadores de treze escolas municipais de ensino fundamental I e II, recebeu certificados e celebrou a formatura com apresentação “O Show da Grande Família”, da companhia Núcleo Fora da Ordem.

Nessa 1ª etapa do programa, os educadores discutiram temas sobre educação brasileira, cultura da cooperação e cooperativismo. Foram instruídos sobre metodologia e métodos de estruturação de projetos e aprendizagem coletiva. Essa primeira etapa encerrou com a apresentação dos projetos que serão trabalhados e acompanhados nos próximos dois anos, nas outras etapas do programa.

Segundo a instrutora do Programa Cooperjovem, Juliana Rodrigues, os Projetos Educacionais Cooperativos (PEC) serão trabalhados em quatro eixos: valores da cooperação e relações interpessoais, ressignificação dos espaços e das rotinas escolares, saberes e práticas pedagógicas e responsabilidade socioambiental. “Todos os projetos apresentam um forte viés nos princípios da educação cooperativa e do cooperativismo. Entre eles, vale destacar a preocupação com a comunidade, assunto de grande interesse para todas as escolas”, destaca.

O evento contou com a presença das supervisoras da Secretaria Municipal de Educação de Monte Mor, Conceição Silva Santos e Maria Aparecida Milan, e da secretária de educação, Marli Eliza Brischi Domingues. O gerente da agência do Sicoob Cooplivre de Monte Mor, Felipe Assalin, também esteve presente e ressaltou a importância do programa: “O Cooperjovem é um dos programas mais importantes apoiados pelo Sicoob Cooplivre, pois tem grande impacto na comunidade. Para nós, é uma forma de reforçar ainda mais nossa presença e cuidado com a comunidade e região que atuamos”.

O Programa Cooperjovem é destinado a educadores das redes municipais e tem como objetivo principal promover a potencialização e/ou transformação social na escola e seu entorno por meio da cultura da cooperação e da educação.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar