Implantação do Coletor Engenho Velho está em fase final de testes

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) concluiu recentemente a implantação do coletor tronco de esgotos Engenho Velho. Ao todo, 13 bairros serão beneficiados com esta obra, cujo esgoto já é coletado e que será conduzido para a Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre.

O coletor está em fase final de testes, pois foram implantados mais de dois mil metros de coletor e 48 poços de visita (PV) que percorreram os bairros, Morro Amarelo, Santo Antônio, Santa Tereza D’Avila, Engenho Velho, Jaraguá, São José, Chácaras Pagotto, Jardim Jatobá, Jardim Engenho Velho, Pitangueiras e Santa Terezinha, Morada do Sol e Porto Alegre.

A equipe da Divisão Operacional estuda realizar a primeira interligação da rede de esgoto do bairro Santa Tereza D’Avila ao coletor tronco Engenho Velho ainda no mês de junho.

Este novo coletor implantado é reforço do coletor já existente que foi dimensionado devido ao crescimento da região e com visão de futuro para até 20 anos.

O SAAE recebeu recurso para a implantação do coletor através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), no valor de R$ 3 milhões, e, ainda investiu cerca de R$ 583 mil de contrapartida.

Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre

A Estação passou por uma transformação sendo reformada, ampliada e modernizada, podendo assim, duplicar a capacidade de tratar o esgoto doméstico gerado em 22 bairros.

A ampliação permitiu a construção de dois novos tanques de aeração, modernização da parte antiga da estação, o remanejamento de tubulação, a troca de painéis elétricos, a construção da casa de operação e da Estação Elevatória de lodo e unidade de desinfecção. Com a ampliação, foi possível elevar a capacidade de tratar esgoto doméstico de até 25 mil habitantes.

Publicidade

O SAAE implantou nos últimos oito anos mais de 13 mil metros de coletores de esgotos espalhados pelos quatro cantos da cidade. Confira na tabela abaixo os coletores implantados em Capivari.

Coletor Lava Pés                    (concluída)10 mil habitantes
Coletor Caraça                         (concluída)10 mil habitantes
Coletor Eng. Velho I              (concluída)12 mil habitantes
Coletor Eng. Velho II            (concluída)12 mil habitantes
Coletor Capivari                     (fase final)14 mil habitantes
Coletor Central                  (em execução)30 mil habitantes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar