Hábitos para manter a saúde mental durante a quarentena

Manter uma rotina e jornada de trabalho definida é importante

(Crédito: Divulgação)

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia, diversos países do mundo estão em quarentena, como a Itália, que se tornou o epicentro do contágio depois de China, Espanha e Estados Unidos.

Por enquanto, não há garantias quanto ao término das recomendações de isolamento social. A previsão do Ministério da Saúde, no entanto, é que o pico da doença no Brasil acontecerá no final de abril.

Desta forma, é importante cuidar da saúde, tanto física, quanto mental, durante a quarentena. Manter a alimentação balanceada de forma saudável e continuar ocupando a mente com outros assuntos são alguns dos hábitos que ajudam a garantir a saúde mental em tempos de quarentena. 

Trabalho com horário definido

Para quem segue trabalhando em regime de home office, estabelecer qual será o horário de início e fim de expediente é a chave para manter uma boa relação entre o trabalho e o tempo livre. Também é recomendado utilizar roupas adequadas para o ambiente de trabalho e, assim, manter a rotina que era realizada antes do período de quarentena. Ou seja, ter uma hora definida para acordar, tomar banho, se alimentar e se arrumar para as atividades. 

Consumo de notícias

Com muita coisa acontecendo no mundo, é inevitável querer saber quais os índices registrados de Covid-19 em todos os países. No entanto, o excesso de tempo destinado ao consumo de informações pode gerar ansiedade. Por isso, o indicado é que seja definido de um a três horários fixos por dia para se manter informado, sempre prezando pelos veículos com maior credibilidade.

Publicidade

Mantenha a mente ocupada

Com as atividades do trabalho sendo realizadas de forma remota, não há mais tempo gasto no trânsito ou no transporte público, e, assim, sobram alguns momentos do dia para que aquele projeto especial saia do papel ou para que você assista aos filmes e séries que sempre quis. Também é válido usá-lo para arrumar algum móvel ou cômodo. Assim, a mente se mantém ocupada em outras coisas que não colaboram para aumentar a preocupação.

Alimentação saúdavel

A saúde da mente também depende de uma boa alimentação. Existem vitaminas que previnem e ajudam no tratamento da depressão, como a vitamina B6, que atua na produção de neurotransmissores responsáveis pelo humor e algumas outras funções cerebrais. Ela é encontrada em alimentos como ervilha, tomate, carne bovina, entre outros.

As vitaminas C, D e B12 também são boas opções para prevenir os sintomas de depressão e ansiedade, além de atuar na saúde como um todo.

Suporte emocional

É tempo de isolamento social do modo presencial, mas é possível realizar videochamadas com amigos e parentes para colocar o papo em dia e distrair a mente. Outra alternativa é buscar ajuda de profissionais da psicologia, que estão atendendo pela internet, para conseguir assimilar as mudanças e relatar tudo o que preocupa no momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar