É possível se concentrar estudando em casa? Vestir o uniforme escolar pode ajudar

Pais devem auxiliar os filhos na organização do ambiente onde os estudos acontecem

Com a manutenção da proibição de aulas presenciais devido ao Covid-19, e visando à manutenção da “saúde escolar”, do interesse pela aprendizagem e também o cumprimento da carga horária anual, muitos estudantes estão participando de aulas online, de acordo com a deliberação 01/2020 do CEE (permite aulas remotas para ensino fundamental e médio)

Neste momento tudo é novo e diferente da rotina habitual de vestir o uniforme, preparar a mochila com o material escolar e seguir para o colégio. Mas mesmo em casa os alunos precisam se organizar para conseguirem concentração nas aulas remotas.

A coordenadora pedagógica do Colégio Pontagrossense Sepam, em Ponta Grossa, no Paraná, Ana Carolina Baggio, explica que os pais podem ajudar os filhos nesse processo.

O primeiro passo é definir horários para o estudo, e isto vale para assistir às aulas e realizar as tarefas. “Fixando a hora dos estudos o aluno saberá que naquele horário, todos os dias, deverá deixar de lado os jogos eletrônicos, os programas de televisão, as brincadeiras e se dedicar aos estudos dos conteúdos disciplinares. É importante se organizar com relação aos horários das aulas e realizar com atenção as atividades da semana”, explica.

Outra dica é escolher um local da casa que seja calmo e silencioso. “O material necessário para as aulas daquele dia já deverá estar separado e acessível ao aluno. Ele pode estar no seu quarto, na sala, mas é importante que esteja longe do barulho para poder se concentrar”, explica a professora.

Ela orienta os pais que estimulem os alunos a vestirem o uniforme escolar e deixem a mochila próxima. São pequenas atitudes que reforçam a sensação ao aluno de estar na aula.

Tudo isto ajuda a criar o hábito de estudar em casa e se concentrar na realização das atividades.  “O tempo de explicação na aula remota é menor do que na aula presencial onde o professor está interagindo com os alunos, e estes interagem entre si, nos momentos corretos ou não, por isso, na aula presencial parte do tempo acaba sendo subutilizado em relação ao conteúdo.

A concentração dos alunos é estimulada pelo professor durante todo o tempo em sala de aula. No modelo online as aulas, preparadas com ainda mais cuidado pelos professores, devem ser mais curtas, pois o aluno faz um esforço individual maior para acompanhar o desenvolvimento do trabalho e se as explanações forem longas a concentração dos pequenos tende a diminuir”, destaca.

Sobre o Colégio Sepam

Fundado em 1939 na cidade de Ponta Grossa (PR) pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.  Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de dez mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br,  facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo
Fechar