Como transferir o documento de um carro de um estado para outro?

Você sabe como transferir o documento do carro de um estado para outro? Se você vai mudar de estado ou comprou o seu veículo em outro lugar, é hora de aprender como se dá esse procedimento.

É necessário saber como transferir o documento do carro de um estado para outro porque o registro de veículos é feito nos Detrans, que são órgãos estaduais, ou seja: o registro feito em São Paulo não é compartilhado no Maranhão.

Por isso, se você vai mudar de estado, confira abaixo como transferir o documento do carro de um estado para outro!

Como transferir o documento do carro de um estado para outro

O Detran de cada estado do Brasil tem o seu próprio conjunto de regras para realizar o procedimento de transferência de registro. No entanto, é importante ter em mente que todos devem seguir uma recomendação básica definida no Código de Trânsito Brasileiro.

Por isso, o mínimo que você precisará para o procedimento é:

  • ●     Certificado de Registro do Veículo original;
  • ●     Certificado de Licenciamento Anual;
  • ●     Comprovante de pagamento de débitos do automóvel.

Além disso, é claro que você precisará de documentação própria para identificar todos os envolvidos no caso. Você precisará apresentar:

  • ●     RG e CPF;
  • ●     comprovante de endereço;
  • ●     CNH.

No caso de automóveis que estão com financiamento ainda em aberto, será necessário que você realize a mudança depois de transferir o carro para o seu novo estado. Por isso, o cronograma de ação é o seguinte:

1. Recolha todos os seus documentos básicos;

2. Entre no site do Detran do seu novo estado para verificar os documentos exclusivos;

3. Entre com o pedido de transferência junto ao Detran;

4. Com o novo registro, vá até o banco ou financeira e peça a transferência do financiamento também.

Como alterar a placa do veículo na mudança de estado

Além de mudar o registro do seu automóvel no Detran do seu novo estado, você precisará também de uma nova placa para o carro.

O procedimento também é feito diretamente no Detran ou pode ser realizado com um despachante autorizado. Na prática, a ideia é que a placa permaneça com o mesmo número e as mesmas letras, mudando apenas a cidade e o estado.

No entanto, como agora a placa Mercosul é o padrão no país inteiro, seu carro terá de usar a placa nova, caso você troque de estado.

Por isso, em alguns casos, será necessário trocar a tarjeta da placa do carro com a indicação da nova cidade e do Estado. Já em outros, pode ser necessário trocar a placa para o novo Padrão Mercosul, o que resultará em uma mudança obrigatória de números e letras.

O custo da mudança varia de estado para estado. Em alguns, o custo é de R$138,00, mas pode ser um pouco maior ou menor dependendo do local.

Como evitar problemas com a mudança de estado?

Agora que você já sabe como transferir o documento do carro de um estado para outro, é importante ter em mente que existem muitas “armadilhas” que podem acontecer com o processo, especialmente se você comprar o automóvel em outro lugar.

Por exemplo, suponha que você comprou um seminovo em uma concessionária em Florianópolis e agora vai se mudar para Goiânia, em Goiás.

Nesse caso, é essencial verificar se, por exemplo, esse automóvel que foi vendido para você não tem IPVAs em atraso.

Se você comprar de um particular, então, é possível até mesmo que o carro esteja envolvido em um processo judicial, o que faria com que a Justiça fosse capaz de anular a aquisição do automóvel e você tivesse problemas para recuperar seu dinheiro.

Por isso, vale a pena verificar se o carro que você vai comprar passou pela Vistoria Cautelar – um procedimento que analisa a situação jurídica de um automóvel e verifica se ele foi sinistrado, leiloado,  se está com os documentos em ordem ou alguma outra questão do tipo.

Por isso, na hora de fazer a mudança de estado, é essencial analisar todos os pormenores para garantir que você não comprou um carro que trará problemas nessa mudança.

Além disso, talvez valha a pena nem sequer levar o seu carro com você, caso se mude para outro estado. Pois é, como o processo é um pouco complicado, talvez você se saia melhor se simplesmente vender o automóvel na sua cidade e comprar outro no seu novo estado.

É claro que, nominalmente, manter o carro é muito mais barato. Mesmo com os R$130,00 da Placa Mercosul e a taxa do Detran local, você economiza milhares de reais sem precisar comprar um novo automóvel.

No entanto, as pessoas costumam dizer que uma mudança dessas é como uma vida nova. Por isso, pode ser que seja interessante adquirir um novo carro lá no seu destino para você não passar pelo processo exigido pelo Detran.

Além disso, se o seu automóvel for valioso e você optar por um modelo usado ou seminovo mais simples, ainda é possível que você acabe economizando dinheiro.

E aí, aprendeu como transferir o documento do carro de um estado para outro? Agora, é só começar a fazer as malas e partir para a sua vida nova.

Para onde você vai se mudar? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo
Fechar