Como manter o foco trabalhando home office: 4 ações efetivas

Com a pandemia do coronavírus transformando radicalmente o mercado de trabalho, muitos profissionais terão de aprender como manter o foco trabalhando home office.

O vírus que causa a doença Covid-19 fez com que muita gente entrasse em distanciamento social ou, em muitos casos, quarentena mesmo.

Por causa disso, um novo cenário abriu-se para milhares de brasileiros: trabalhar de casa, em vez de trabalhar na empresa.

Para quem já tem experiência no assunto, não muda muita coisa. Mas para quem é novato, é muito difícil manter o foco em casa.

Por isso, nós resolvemos ajudar e listamos 4 ações efetivas que vão ensinar como manter o foco trabalhando home office. Siga a leitura para saber quais são!

1. Crie um ambiente adequado para o trabalho em home office

O principal erro que todo novato no home office comete é o de trabalhar sentado no sofá ou em qualquer espaço “normal”. O problema disso é que essa atitude costuma ser péssima para o foco.

Isso porque o ambiente caseiro não é um lugar adequado para o trabalho. Por exemplo, é possível que crianças estejam correndo por aí, outras pessoas entram e saiam, adolescentes joguem videogame com o volume alto ou haja outro tipo de movimentação.

Tudo isso gera distrações que faz com que o profissional perca o foco na sua atividade.

Portanto, o primeiro passo para saber como manter o foco trabalhando home office é criar um ambiente adequado para o trabalho.

Isso significa ter um canto “seu” em casa para poder trabalhar, sem distrações de outras pessoas, barulho reduzido e a possibilidade de focar no projeto em frente.

O mais adequado é montar esse espaço em um cômodo próprio para ele, como um escritório. No entanto, nem toda casa tem essa possibilidade, especialmente para quem mora em apartamentos, que são naturalmente menores.

Nesse caso, o quarto pode ser um bom espaço para trabalhar ao ter naturalmente mais privacidade. Basta mantê-lo arrumado, com uma escrivaninha e focar nas tarefas do dia.

2. Mantenha os horários para saber como manter o foco trabalhando home office

Outro erro comum de quem começou a trabalhar home office há pouco tempo é deixar o trabalho se estender pelo dia. Como não é preciso trabalhar na frente dos colegas, é possível deixar para fazer a tarefa mais tarde.

Ou seja: em vez de fazer aquele relatório hoje, a pessoa vê uma série da Netflix, tira uma soneca ou vai no banco resolver algum assunto.

O problema disso é que esse tipo de postura faz com que, na prática, nós trabalhemos por mais tempo. Isso porque nunca estamos realmente fora do trabalho e porque levamos mais tempo para cumprir cada tarefa.

Por isso, é importante que o profissional que passou para o home office mantenha os mesmos horários que praticava anteriormente.

Ou seja: se ele começava a trabalhar às 9 horas, saía para o almoço às 12 horas e voltava às 13 horas, trabalhando até às 18, então deverá fazer o mesmo em casa.

3. Use a técnica Pomodoro para manter sua produtividade em alta

Manter a produtividade em casa é muito difícil. No entanto, existe uma técnica específica que pode ajudar com isso: é a Técnica Pomodoro.

A Técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo nos anos 80. Ela consiste, de maneira simples, em cronometrar períodos de trabalho de 25 minutos divididos por pausas de 3 a 5 minutos. Depois de 4 ciclos, a pessoa faz uma pausa um pouco mais longa, de 15 a 30 minutos, e recomeça a contagem dos ciclos.

A ideia é poder otimizar o tempo que passamos trabalhando no home office. É claro que ninguém consegue trabalhar as 8 horas inteiras, nem em casa e nem no trabalho. No entanto, ao dividir o horário nesses pequenos trechos, é possível garantir uma maior produtividade.

4. Esqueça o celular por algumas horas enquanto trabalha

Um dos maiores comedores de foco que existem é o celular. Basta uma notificação ali para ficarmos longos minutos perdidos nas redes sociais ou em conversas no WhatsApp.

Portanto, se você quer saber como manter o foco trabalhando home office, precisa se afastar do seu celular.

O ideal, por causa disso, é que você possa se comunicar com seus colegas de trabalho por meios exclusivos do computador, como o Slack ou outras ferramentas digitais de comunicação.

Caso não seja possível, use o Web WhatsApp para garantir que só verá mensagens de trabalho nele e não será seduzido pelas redes sociais.

Existem até mesmo plugins para o Google Chrome que bloqueiam o acesso ao Instagram e ao Facebook, além do Twitter e outros sites, para quem quer realmente focar no trabalho e afastar de vez as distrações.

Essas são as principais dicas para quem quer aprender como manter o foco trabalhando home office. Fazendo o básico, você já verá sua produtividade subir bastante no seu local de trabalho.

E aí, o que achou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião!

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo
Fechar