Como manter a rotina de exercícios em casa

Videoaulas, treinos online e aplicativos ajudam a melhorar a saúde física e mental durante o isolamento social

(Crédito: Divulgação)

A recomendação do isolamento social para evitar a transmissão do novo coronavírus alterou o comportamento e a rotina de milhares de pessoas. Academias, parques e centros esportivos precisaram fechar as portas temporariamente para ajudar no combate à doença, mas a medida gerou desafios para manter o hábito ou iniciar atividades físicas. 

Neste contexto de pandemia, longos períodos em casa podem levar a outros vilões: ociosidade, sedentarismo e compulsão alimentar. Por isso, seguir todas as orientações de prevenção contra a disseminação do vírus, como, por exemplo, lavar as mãos com água e sabão corretamente, usar álcool em gel, cuidar do corpo e ter uma alimentação saudável, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Durante este período de reclusão, gastamos muito tempo sentados ou deitados em frente às telas para distração, entretenimento ou trabalho. Por isso, qualquer movimento vale para estimular o corpo, e as atividades físicas que contribuem para o bom condicionamento físico minimizam a ansiedade, o estresse e revigoram mentalmente. 

Exercícios em casa

Há muitas maneiras de praticar exercícios físicos dentro de casa. Vídeos orientados por profissionais da área em sites, imagens nas redes sociais e aplicativos de celular gratuitos, com aulas de pilates, alongamento, yoga, aeróbica, danças, meditação e musculação, são alternativas seguras e fáceis. Além disso, é possível adaptar equipamentos como pesos e colchonetes com objetos domésticos, e as pessoas também podem usar o peso do próprio corpo para obter resultados.

Use roupas apropriadas 

Mesmo que o treino seja feito fora da academia, é preciso usar roupas adequadas, para garantir segurança e aproveitamento. Você pode usar tênis de ginástica e roupas confortáveis como saia ou shorts de malha, bermuda ou calça legging, top e blusinhas leves. 

Vale ressaltar que, normalmente, para as práticas de yoga e aulas de alongamento, o tênis não é essencial, mas verifique no conteúdo, na plataforma ou com o profissional que está acompanhando remotamente. 

Respeite o seu corpo

Iniciantes ou não em fazer atividades físicas têm que respeitar seu tempo e corpo e fazer os exercícios de acordo com seu limite e sua rotina, para evitar lesões e tornar este momento agradável e seguro. 

Para desenvolver postura ereta, autoconfiança, flexibilidade e evitar dores musculares, não se esqueça de alongar antes e depois da sequência de atividades. 

Rotina de treino em casa

Busque organizar a sua nova rotina entre home office, distrações online, descanso, tarefas de casa e exercícios físicos. Separe um horário para se exercitar; assim, você otimiza o tempo, evita longos espaçamentos entre um treino e outro e atinge os resultados mais rapidamente. 

Desenvolva um cronograma com alternações de grupos musculares. Por exemplo, treine abdômen, costas e braços em um dia; no outro, pernas e glúteo. Ou seja, alterne entre membros superiores e inferiores. Lembre-se de intercalar dias de descanso, dias mais intensos e menos intensos para estimular o metabolismo.

Evite distrações 

Procure saber qual é o melhor horário para treinar em casa, e, neste ponto, considere também a rotina das pessoas que moram com você, para identificar qual período prefere. Pela manhã com ambiente silencioso ou, em outro horário, com conversas, músicas e mais agitação? Saiba como se concentrar melhor.

Tente se certificar de que não precisará interromper os exercícios por causa de crianças ou animais, avise as pessoas da sua casa que estará ocupado no tempo em quer reservar para o treino e evite redes sociais e ruídos.

Atenção com a respiração

A respiração ajuda a manter a concentração e a tranquilidade. Inspire o ar pelo nariz e solte pela boca corretamente, para conduzir os exercícios com mais intensidade. 

Mantenha-se hidratado

Comece as atividades físicas hidratado, mantenha o squeeze por perto ao longo do treino e lembre-se de beber água ao final para se recompor. Água de coco e bebidas isotônicas também são bem-vindas para repor sais minerais, pois a hidratação melhora o rendimento.

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo
Fechar