Coletor de esgoto continua sendo implantado em Capivari

Visando a recuperação dos corpos d‘água do rio Capivari, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por intermédio da empresa, ganhadora da licitação, Rodrigues Soares LTDA -, está investindo cerca de R$ 4 milhões na implantação do coletor tronco de esgoto que margeia o rio Capivari.

Segundo o fiscal responsável pela obra, Tiago Seydell, a implantação do coletor está com mais de 90% concluída. “Já implantamos o coletor nos bairros; Padovani, Vila Bela Vista, Porto Alegre, Santa Rosa, Maria Amélia, Vila Souza, Jardim dos Poetas, Jardim Tarsila, Loteamento São José, Piazza de Roma, Residencial Santo Antônio, Morada do Sol e São Marcos.

Deixamos o bairro moreto por último, pois sabíamos que, por ser um bairro muito próximo do rio, teríamos muita instabilidade no solo. O transtorno é momentâneo, mas o benefício da coleta e tratamento do esgoto é garantido”, ressalta.

DCIM\100MEDIA\DJI_0080.JPG

Já o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, explica que “o esgoto coletado dos treze bairros será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre que recentemente foi ampliada e reformada. Com a implantação deste coletor cerca de 15 mil pessoas serão atendidas com o tratamento do esgoto”, afirma Cabral.

O projeto permite a implantação de 3.086 metros de coletor tronco de esgotos, 222 metros de linha de recalque e 61 poços de visita (PV’s). As duas estações elevatórias de esgoto já estão concluídas e em fase final de testes para instalação dos equipamentos hidromecânicos.

Para Ozélia Bagatello, moradora da rua João Moretti há mais de 20 anos, a realização desta obra é realmente muito importante. “Toda vez que o rio sobe, sofremos com o esgoto que retorna em nossas casas, e se Deus quiser, com essa obra coletando o esgoto que é despejado no rio, não vai mais acontecer porque não haverá mais contato do rio com a rede de esgoto. Estou muito feliz que nosso bairro finalmente recebeu um investimento assim, tão importante para saúde”, diz Ozélia. 

Para o prefeito Rodrigo Proença (PSDB) é uma grande satisfação poder fazer parte deste marco na história do desenvolvimento ambiental de Capivari.

 “As obras do SAAE, representam um avanço sem precedentes para a conquista do Selo de Município Verde e Azul, selo este, de relevante importância para o Desenvolvimento Econômico de nossa cidade, pois, as empresas procuram municípios com esta certificação para implantação dos seus futuros empreendimentos”, afirma o prefeito.

Leia mais notícias em SeuJornal

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo
Fechar