Centro de Controle Operacional monitora o funcionamento dos 40 poços artesianos em Capivari

Em Capivari, o sistema de abastecimento de água possui 27 reservatórios que armazenam mais de nove milhões de litros de água.

O Centro de Controle Operacional de Combate às Perdas (CCO) é a central de automação que permite ao SAAE obter informações, em tempo real, dos níveis dos reservatórios e monitorar o funcionamento das bombas submersas nos 40 poços artesianos espalhados em pontos estratégicos para abastecer mais de 70 bairros.

Recentemente, o SAAE substituiu mais de 34 km de redes de distribuição de água que garantem mais qualidade na água distribuída. Cerca de 14 bairros receberam a troca das redes e 14 mil ligações domiciliares foram substituídas. Com a renovação das redes de distribuição e a implantação do CCO, o SAAE conseguiu reduzir de 45% para 20% às perdas de água tratada.

O SAAE planeja iniciar novas trocas de redes e ligações domiciliares, sendo a terceira etapa já em 2021.

Mananciais de abastecimento

Atualmente temos duas Estações de Tratamento de Água (ETA I e ETA II) que são abastecidas com água de mananciais de superfície.  

A represa Milhã é responsável por abastecer a ETA I, que representa aproximadamente 25% do abastecimento em Capivari.  A ETA I tem capacidade para tratar até 50 litros por segundo e, a água tratada no local, é armazenada na Central de Reservatórios na Avenida Pio XII.

O ribeirão Água Choca é o manancial de superfície responsável por abastecer a ETA II, que representa 15% do abastecimento na cidade. A capacidade de tratamento da estação é de até 35 litros por segundo e a água tratada no local é armazenada no reservatório do sistema GranTour, uma parte é direcionada para o sistema Pio XII e diretamente nas redes de distribuição.

Publicidade

A equipe de Planejamento e Obras do SAAE estuda a implantação de novos reservatórios de água no sistema Pio XII e também planeja aumentar a capacidade de tratamento na Estação de Tratamento II.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar