Cashback: vantagens para o consumidor e para empresas

Certamente você já ouviu falar sobre cashback nos últimos anos. O formato de pagamento adotado em diferentes segmentos do Brasil tem atraído mais adeptos em diversos tipos de negociações. Nascido nos EUA, a modalidade expressa claramente a ideia de dinheiro de volta.

De forma simplificada, o cashback pode ser entendido como o método de negociação em que o consumidor recebe de volta parte do dinheiro gasto em suas compras, conforme a loja ou a empresa financeira estabelece. O cliente que deseja usufruir deste benefício deve, primeiramente, seguir alguns passos.

É necessário, por exemplo, que o consumidor interessado faça seu cadastro em um dos muitos aplicativos que oferecem este benefício ou, ainda, habilite esta funcionalidade em sua conta corrente, se o seu banco concede este diferencial. Assim, com o cartão de crédito ou débito cadastrado neste serviço, é oferecido em alguns estabelecimentos um retorno em porcentagem ou valor fixo, que o cliente já sabe no ato da aquisição ou pagamento.

O valor de retorno será devolvido para a conta corrente cadastrada, e estará disponível para uso dentro um período determinado pela empresa. Note que o cashback exige o uso do cartão de crédito ou de débito, assim, compras feitas em dinheiro não têm cashbacks, mas desconto; desmistificando a semelhança dessas vantagens.

LEIA TAMBÉM

Como as empresas têm lucros com cashbacks?

Obviamente, assim como existe um benefício para o consumidor, o cashback também traz vantagens para a empresa que o oferece. Mas, como as empresas ganham? Basicamente, a grande sacada do cashback para empresas é a fidelização do cliente. Embora para o lojista virtual ou físico que aceita cashback, esta seja apenas mais uma forma de pagamento, para a empresa que desenvolve e oferece o benefício, o serviço representa fidelização do consumidor e, consequentemente, mais vendas.

Em termos específicos que marketing, o desempenho pode ser medido em duas frentes: CAC (custo por aquisição de cliente) e Life Time Value (tempo de vida do cliente). Isso significa que com o benefício do cashback, o custo por aquisição do cliente diminui e o seu tempo de vida consumindo aumenta. Essas são métricas muito importantes para qualquer empresa que trabalha com público final, pois gera economia e lucro. 

Publicidade

Dessa forma, existe uma ganha-ganha bem definido: o cliente se sente muito satisfeito com a compra, pois parte do seu dinheiro é devolvido e ele é motivado a comprar novamente. Já para a empresa, é uma forma de garantir que este cliente volte a comprar mais vezes, reduzindo custos com outras formas de marketing de atração.

Leia mais artigos no SeuJornal.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar