Atualidades

Vai aproveitar a piscina no Carnaval? Saiba os cuidados com a limpeza

O verão vem forte no Brasil todo. As altas temperaturas e o calor pedem uma piscina, e quem optar por ela precisa tomar cuidado com diversas questões. Vamos ver a importância de fazer a manutenção com regularidade, para que a família e os amigos aproveitem.

Piscina limpa é sempre sinônimo de água saudável. Logo, a rotina de limpeza tem que ser seguida para que a sujeira nunca acumule, e para que a água não fique turva ou cheia de algas.

Veja dicas de como cuidar da piscina

Ducha: Essa instalação é necessária. O banho de ducha colabora para manter a limpeza da piscina, pois tira os resíduos que iriam parar nela.

Filtro para piscina: Ele é essencial, porque funciona em dupla com a bomba. O movimento é de sucção para dentro do filtro, e a água passa por uma areia especial. Após isso, ela retorna limpa e cristalina para a piscina. É importante lembrar que, se o filtro não for limpo com certa periodicidade, o acúmulo de sujeira começa a causar entupimento e diminuição da capacidade de filtragem.

Piscina coberta: Mesmo sem plantas em volta, o vento leva várias sujeiras para a piscina. Também entram dejetos da rua, e a melhor forma de evitar isso é cobrindo a piscina. Essa ação gera uma boa economia, uma vez que os produtos para tratamento da água não são baratos. Além disso, manter a piscina coberta faz com que a manutenção seja rápida e simples.

Verificar o pH e a alcalinidade: Isso precisa ser muito bem controlado e é necessário para manter a água saudável. Para o pH, o resultado deve estar entre 7,2 e 7,6. Fora desses parâmetros, a água pode causar problemas nos olhos e na pele.

Regulação do cloro: Fundamental para evitar a formação de algas, o cloro é o que mantém a água da piscina saudável. Ele consegue eliminar micro-organismos que são muito perigoso para a saúde. Além disso, o cloro inibe a proliferação de insetos.


Decantador e aspirador: O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana, pois, mesmo que a pessoa tire os resíduos maiores, algumas partículas ficam impregnadas na água. Para que a água não fique turva, é utilizado o decantador, e a sujeira pode ser aspirada. Para entender melhor, o decantador é um produto para limpeza da piscina que reage com as pequenas partículas de sujeira, fazendo com que fiquem “pesadas”. Ele as separa da água, deixando-a cristalina novamente. Após usar o decantador, basta utilizar o aspirador para que a sujeira seja retirada com sucesso.   

Leia mais artigos em SeuJornal.

Botão Voltar ao topo
Fechar