Atendimento bancário: regulamentações e boas mudanças para o cliente

Durante muito tempo, o setor bancário foi amplamente conhecido como um dos segmentos com pior atendimento ao cliente. Certamente, em família ou entre amigos, já saiu algum relato de dificuldade com o atendimento bancário, entre os mais diversos.

Perda de tempo ao telefone, filas intermináveis nos caixas, ambientes sujos, falta de organização e atendimento presencial precário são apenas alguns dos transtornos que todo o cliente de banco já passou algum dia. Mas isso tem mudado.

Com o passar dos anos, o Banco Central regulamentou toda a atividade bancária no Brasil e, de mãos dadas com a tecnologia, diversas inovações estão acontecendo para manter o cliente sempre no centro e melhorar sua experiência. Outra grande mudança que chegou para acelerar o processo de modernização na comunicação e no atendimento foram as fintechs e os bancos digitais, que revolucionaram a bancarização no Brasil.

Atendimento personalizado com chatbot

Abrir uma conta pelo celular é um dos grandes diferenciais de uma conta digital, além de não precisar sair de casa ou falar com um gerente. Com tudo feito na palma da mão, o autoatendimento precisa ser intuitivo e facilitado, para que não ocorram dúvidas durante o processo de abertura de uma conta corrente, poupança ou salário.

E tem dado certo. O uso de chatbots, aliado à inteligência artificial, tem impacto direto nesse cenário. Por meio de um atendente virtual, o cliente é levado passo a passo à conclusão da sua requisição.

Capazes de conversar com as pessoas, os chatbots são ativados por voz ou por texto e respondem com informações concretas, evoluindo constantemente. De maneira geral, os chatbots garantem uma melhor experiência que os softwares comuns, auxiliando o usuário em todas as etapas.

Publicidade

Outras formas de bem atender

Além do crescente uso do chatbot, outras formas de atender o cliente bancário tem ganhado força e atualização entre os brasileiros. Por meio do próprio aplicativo do banco é possível também tirar dúvidas específicas com um atendente real, que responde em tempo real não apenas em dias úteis, mas também aos sábados, domingos e feriados.

E, por último, o WhatsApp também tem sido amplamente estabelecido como comunicação oficial em diversos segmentos, inclusive no bancário. Mas não é por acaso, com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro e disponível em mais de 180 países, o WhatsApp está disponível em 60 idiomas e é o app mais popular do planeta. No Brasil, estima-se que mais de 120 milhões de pessoas façam uso da ferramenta, segundo dados da própria empresa (2019).

Redação

Sobre o autor : Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal,não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo
Fechar