A importância da inteligência artificial nas estratégias empresariais

Administração de dados é uma das maiores necessidades nas empresas

(Crédito: Divulgação)

O avanço da tecnologia, tão notável nos últimos anos, tem exigido das empresas o oferecimento de serviços com maior agilidade e menor burocracia, impulsionando a busca por alternativas existentes no campo da tecnologia. A utilização de inteligência artificial e processos integrados, assim como o crescimento de investimento na área, tem resultado em ferramentas muito úteis para atender às demandas dos clientes.

Uma pesquisa realizada pela AVEVA, líder global em engenharia e software industrial, mostra que a tendência das empresas é investir cada vez mais nesse setor. O estudo analisou as respostas de 1.240 executivos de diferentes países e constatou que há um cenário de grande demanda por tecnologias que fornecem resultados preditivos para análise de um grande volume de informação e proteção de dados digitais.

Dos entrevistados, 75% consideraram a Inteligência Artificial como um grande facilitador, seguido por visualizadores de dados em tempo real, com 64%, e processadores de Big Data, com 59%. O resultado é a clara necessidade de ferramentas que possam absorver, categorizar e decifrar os mais variados tipos de dados, como resultados com clientes, métricas mensais, produção e feedback online.

A utilização de certas ferramentas, como a ERP Online, conhecida como Sistema de Recursos Empresariais, pode ajudar as empresas a modernizar seus processos. Por meio desse programa, é possível integrar todos os setores de uma única ou mais empresas em uma mesma interface, facilitando a visualização das informações disponíveis. Outros programas e serviços do tipo também podem ajudar as empresas na administração de seus dados.

Segurança cibernética

Publicidade

Além disso, também existe uma grande preocupação com a segurança cibernética. A cibersegurança foi considerada um dos principais facilitadores, citada por 71% dos entrevistados. Em todas as regiões com dados coletados, melhorar a segurança através do investimento em tecnologia foi considerada uma prioridade.

Além da utilização de ferramentas para a leitura de dados, é importante voltar parte da atenção para a jornada de experiência do cliente, que não pode ser completamente automatizada. Ferramentas ajudam a reduzir a burocracia na resolução de problemas, atendendo às demandas do público de maneira mais assertiva, mas nem sempre conseguem substituir um contato mais eficiente com o cliente ou fornecedor.

Incluir a Inteligência Artificial nas estratégias empresariais tem se tornado uma necessidade cada vez maior, obrigando as empresas a passar por um processo de modernização, evitando perder espaço dentro do setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar